Design Thinking para Negócios

Carga Horária14h
CategoriaAula
ModalidadePresencial
ÁreaNegócios

Sobre

Design Thinking é uma forma consolidada de resolver problemas complexos, desenvolver produtos e serviços, baseada no processo cognitivo que os designers usam.

“É uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”, conceitua Tim Brown, autor do livro Change by Design.

A necessidade de inovar tornou o Design Thinking uma abordagem e a lista de utilidades é extensa: pensar em soluções para problemas de empresas e seus clientes, desenvolver novas ferramentas e marcas, otimizar processos, repensar metas e OKRs de um planejamento estratégico, ou seja, para promover inovação na prática.

Mais informações

Objetivos

O curso Design Thinking para Negócios vai permitir que os alunos experimentem esta abordagem e suas etapas (imersão, definição, ideação, prototipação, testes e implementação), aplicando o processo e suas ferramentas para desenvolver um produto ou serviço real (aprendizagem baseada em projetos). 

Segundo pesquisas, empresas que adotam design thinking e abordagens centradas no usuário, são as que conseguem mais retorno em seus projetos. 

Veja aqui dados da DMI (Design Managment Institute): https://www.dmi.org/page/2015DVIandOTW/2015-dmiDesign-Value-Index-Results-and-Commentary.htm

Metodologia

O objetivo geral é popularizar o Design Thinking e seus pilares relacionados a empatia, colaboração e experimentação, permitindo que as pessoas promovam inovações em suas empresas e iniciativas econômicas, fortalecendo o mercado em seus mais diversos segmentos. Deste modo, podemos afirmar que os participantes serão capazes:

1. Resolver problemas complexos através de técnicas e ferramentas do Design Thinking;

2. Compreender as fases do Design Thinking e implementar um processo exploratório de desenvolvimento de novos produtos e serviços;

3. Criar soluções inovadoras, com foco no ser humano, através da empatia, colaboração e experimentação.

CONTEÚDO
  • Valores e pilares do Design Thinking;
  • O mercado e a utilização do Design Thinking;
  • Design Centrado no Humano;
  • Cultura de Inovação;
  • Cases de sucesso e aplicações;
  • Formatos de Aplicação do Design Thinking;
  • Duplo Diamante;
  • Fases do Design Thinking;
  • Técnicas e Ferramentas do Processo de Desenvolvimento (Imersão, Definição, Ideação, Prototipação, Testes e Implementação);
  • Pitch e apresentação de ideias.

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.